sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Crio com apego e não morreu

Postado por Unknown às 12:48
Desde a gravidez eu leio bastante sobre criação, principalmente com apego. Me vejo muito nela, tem muitos benefícios e é um ato lindo criar os filhos dessa forma. Para mim, é a forma ideal de criação. Mas porque não é praticada por todos? Algumas dizem ser "frescura" outras que é mimar a criança.

O que é mimar uma criança? Praticar cama compartilhada? Se preocupar com a alimentação dela? Ou será que é não fazer uso da palmada que, de acordo com tantos, "educa"?

Os valores se inverteram muito ultimamente. As mulheres desacreditam de si mesmas. Acham que não podem parir por diversos motivos impostos por médicos desatualizados, que não podem amamentar porque a propaganda diz que o leite X ou engrossante Y é super nutritivo. E o pior de tudo, é ver isso sendo compartilhado com OUTRAS mães! Uma incentivando a outra a desistir do que é natural e -isso sim- o melhor para elas e seus filhos.

Imagem: Página Conselhos sobre gravidez e maternidade 


Sempre que falo que o Leo dorme com a gente na cama falam que ele vai ficar mau acostumado, ou -pior ainda- que isso acaba com casamento. Eu até acreditava nisso antes de ser mãe. Na verdade, quando engravidei, acreditava em muitas coisas impostas por mídia+médicos, assim como tantas outras mulheres.

Mas eu pesquisei, e da gravidez até agora não só li muito, mas pensei muito em tudo isso e tenho feito o melhor, não só para o Leo mas todos nós. Afinal, ele não vai dormir na mesma cama que eu até ter 20 anos né! O mesmo vale para a amamentação "ai que feio seu filho de *insira aqui idade acima de 1 ano* mamando, seu leite já é água!" Como? O leite materno é o melhor alimento que temos durante toda nossa vida, não vira água nenhuma. Ele tem água sim, mas junto tem muitos nutrientes, e mais ainda! Tem afeto, amor e carinho, muito!
Uma coisa complicada é que damos muito ouvido ao que os outros falam, e acabamos deixando nosso afeto pelos bebês de lado porque disseram que vamos "estragar" eles. Mas desde quando carinho estraga alguém? Afinal, o que é uma pessoa estragada? Uma que foi amada pelos pais, recebeu carinho e que quando era criança era sempre atendida? Ou uma que era repreendida, apanhava e era deixada chorando sozinha para "aprender a ser independente"? 

Aqui em casa berço se tornou algo muito dispensável, assim como mamadeiras que comprei achando que talvez fosse precisar (desacreditando do meu poder de conseguir amamentar, sim). Mas elas até serviram uma vez por aqui: uma vez, quando a enteada da minha mãe esqueceu a mamadeira da filha dela e emprestei uma dessas com "bico semelhante ao seio" (aham) haha. 


E as chupetas? Viviam me falando "dá chupeta se não você não vai conseguir fazer nada, ele vai ficar 'chupetando' seu peito". Junto com as mamadeiras veio uma, ganhei uma de um amigo do Matheus (daquelas com uma careta, kk), mais um monte da família. Minha mãe me convenceu por meia hora e colocou a chupeta na boca dele num momento de cólica,foi estranho! Eu olhava para ele e me perguntava onde estava aquela boquinha fofa, toda tapada por aquele negócio branco e enorme! Tirei e nunca mais nem vi, estão enfiadas no fundo da gaveta esperando por um destino. Hoje olho crianças com chupeta na rua e me pergunto a necessidade. Na mesma hora me respondo: não há! Se "peita chupeta" e não "chupeta peito". Peito não é só alimento, é amor, aconchego, carinho, e o que mais um bebê precisa receber da mãe? Sem contar que deixar ele sugar é essencial para a produção de leite. A casa pode esperar, quando ele dormir arrumamos a bagunça, fazemos a comida, isso tudo teremos a vida toda para fazer, mas a oportunidade desse tipo de carinho passa muito rápido.

Falando em dar coisas para o bebê, é incrível como as pessoas automaticamente nos dão (ou no caso de família nos "passam") coisas como as que mencionei. Ganhamos: chupetas, mamadeiras, esterilizador de mamadeira, potinho de guardar leite em pó...quando ele nasceu, viviam me falando que quando ele fizesse 6 meses ia ter que comprar NAN porque meu leite não seria mais suficiente. Como? E se eu não quiser? Ou melhor, e se ele não precisar? Isso não querem saber, porque se tornou regra, não precisa ser necessário, "todo mundo faz, vamos fazer, é mais fácil".

Claro que não sou ignorante com as pessoas, entendo que elas só querem ajudar, do jeito delas, mas querem, rs. Aceito tranquilamente, os "presentes" e os "conselhos", custo a digerir, claro, mas sempre deixo passar. Sempre tem alguém que pensa ao contrário de mim, mas no final, quem toma as decisões sobre o que dar para o Leo, sou eu mesma. Mesmo sendo mais fácil aceitar de tudo sem questionar, me esforço ao máximo para tomar as decisões corretas.

Mas sabe o que eu descobri? Ter um filho não é fácil, não. Acordar de 3 em 3 horas (quando ainda se tem sorte de não ser menos), amamentar e ter que lidar com rachaduras e machucados, ficar sem banho/comer/socializar, acalmar choros de cólica, ninar, lidar com jatos de xixi, e ainda terminar o dia sorrindo olhando seu bebê dormindo e não se imaginando vivendo mais de outro jeito.. Não é fácil, mas a cada sorriso recebido percebemos o quanto é gratificante.



1 comentários:

Larissa Corrêa on 19 de janeiro de 2015 às 13:50 disse...

Mimar é uma coisa, cuidar é outra. Acredito que você está fazendo o certo! Cuidar do seu bebê é imprescindível, dar atenção não é sinônimo de mimo, jamais! Minha mãe conta que eu não usei nem chupeta e nem mamadeira pois ela me amamentou até 1 ano e 8 meses. Não tenho filhos, mas se um dia eu tiver vou cuidar com todo o carinho que eu tiver. Parabéns!

http://escrevicomflor.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 

Vivendo Para Dois Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos