segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sobre Cabelos!

Postado por Unknown às 15:46
Dentre muitos assuntos que passaram pela minha cabeça para começar por aqui, decidi falar um pouco sobre cabelos. Eu sou apaixonada por cabelos! Sempre tentei cuidar o máximo dos meus. Acabo sempre aprendendo várias técnicas e tipos de tratamento diferentes (principalmente caseiros) mas quase nunca os coloco em prática, ou acabo utilizando por pouco tempo.

Mas em todo esse mundo sobre cabelos, acho que meus maiores amores são: cortes diferentes e cores, muitas cores! Hoje meus cabelos estão com a cor natural e algumas luzes, que são a única coisa que nunca fiz sozinha, estou cuidando para que ele cresça. Ainda mais agora, por causa da gravidez, tento evitar o contato de alguns produtos diretamente na raiz, ou seja, nada de descoloração, sem contar que meus cabelos caem que dá desespero! Eles parecem estar mais "cheios" mas ao mesmo tempo caem muito também, meio complicado...

Infelizmente não tenho muitas fotos para compartilhar de quando meus cabelos eram coloridos, fui perdendo elas com o tempo e alguns acidentes da vida tipo HD do computador que queimou e etc... )': Sem contar que minhas mudanças sempre foram mais rápidas do que minha capacidade de tirar fotos para acompanhar! Haha. Cheguei em algumas cores por acidente mas sempre gostei dos resultados, encontrei essas fotinhos aqui pelas redes sociais pra mostrar um pouco do que já fiz no cabelo, tanto os cortes quanto as cores, tudo em casa (menos as luzes, como disse antes). Elas estão na ordem em que fui pintando:


Não tenho fotos de, por exemplo, quando meu cabelo estava verde, azul, com algumas misturas...mas com essas já da pra ter mais ou menos uma ideia do que já fiz. Confesso que na maioria das vezes eu não cuidei tanto assim dos meus cabelos, sempre achei que apenas hidratar já era o suficiente. Tive muita sorte de não ter tido um corte químico ou de ter ficado com os cabelos destruídos, mas depois de ver que só a hidratação não ajudava mais, decidi pesquisar e vi que precisamos ter muitos outros cuidados. Com isso descobri o Cronograma Capilar.

  • O que é? 

O Cronograma Capilar é uma forma de tratamento e recuperação do cabelo, principalmente após utilizar química no cabelo, por exemplo a descoloração (principalmente essa bendita!). Mas também pode, e deve, ser utilizado mesmo que você não tenha nenhuma química no cabelo, afinal, mesmo os cabelos naturais podem ficar ressecados, porosos etc.
Ele é dividido em 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. o Cronograma deve ser realizado de acordo com as necessidades dos seus cabelos, mas sempre é bom começar com um cronograma "pré organizado" e depois ir verificando as reações dos seus cabelos e quais são os produtos mais necessários no processo.

  • As Etapas do C.C. e os produtos necessários


A Hidratação é utilizada para reposição de água no cabelo (umas das necessidades mais fáceis de se reconhecer, quando o cabelo está molhado fica normal, mas quando seco fica com aparência de "vassoura").
Produtos que tenham os seguintes itens na composição são recomendados para essa etapa: Babosa (também chamada de aloe vera), D-Panthenol (ou vitamina A), vitamina E, Bepantol, Glicerina, mel etc 

 A Nutrição é utilizada para tirar a porosidade do cabelo, quando ele fica quebradiço, sensível e elástico quando está molhado. Reposição lipídica aos fios. As mascaras com nutrientes são compostas por manteigas e óleos: Óleo de coco, semente de uva, girassol, manteiga de karité, cacau, cupuaçu. Nessa etapa também pode ser feita a umectação com óleos, por exemplo o azeite extra-virgem.

Já para a Reconstrução são utilizados produtos para repor proteínas, colágeno, queratina e aminoácidos ao cabelo (geralmente contidos em máscaras específicas).


  • Organizando o cronograma
Agora vem a maior pergunta: "Como e quantas vezes realizar cada etapa do cronograma?" Como eu disse no começo do post, o legal é começar com uma organização "padrão" do Cronograma e depois ir adaptando às necessidades do seu cabelo. Esse modelo encontrei na página "Cabelos Coloridos da Depressão"


Semana 1:
Hidratação - 2 dias sem lavar - Hidratação - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar
Semana 2:
Hidratação - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar
Semana 3:
Hidratação - 2 dias sem lavar - Nutrição - 2 dias sem lavar - Reconstrução - 2 dias sem lavar

E uma dica: SEMPRE que for comprar qualquer tipo de produto, leia seus componentes, às vezes alguns cremes podem se dizer reconstrutores mas não ter nenhum componente que realmente auxilie na reconstrução. E nem sempre os mais caros são os melhores, é sempre bom pesquisar bem e prestar bastante atenção nesses detalhes. 

4 comentários:

Paola Fernandes on 21 de abril de 2014 às 16:59 disse...

Amigaaaaaa Erikaaaa
Amei essa postagem, já tinha ouvido falar nisso, mas nunca me dei o trabalho de pesquisar, e você fez a montanha vir até mim =D
Obrigada pelas dicas, que eu vou super usar.
Vou comprar as vitaminas o quanto antes, e logo fazer o meu CC!
É minha primeira vez aqui, e pretendo voltar mais vezes.
Dá uma passadinha no meu blog quando puder: http://sexofraldaserocknroll.blogspot.com.br/
Bjs***

Unknown on 21 de abril de 2014 às 19:30 disse...

Que bom que as dicas foram úteis! Depois me conta como foi sua experiência com o CC (:

Unknown on 23 de abril de 2014 às 14:22 disse...

oiiee tudo bom? Adorei a mexa azul que vc fez! eu já fiz rosa e vermelha... bom eu to precisando urgente de fazer um cronograma capilar kkkk parabéns pelo blog ja estou seguindo bjos www.carolmello.com

Unknown on 29 de novembro de 2014 às 00:49 disse...

Simplesmente ameiiii vou faZer urgente

Postar um comentário

 

Vivendo Para Dois Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos